Cora Coralina

by

(por Calcinha Romântica)

Amigas, deixo aqui uma homenagem a todas as mulheres na voz de Cora Coralina, essa que foi à frente de seu tempo, que enfrentou preconceitos e é um símbolo de mulher forte, de coragem. Mulher.

Cora, doce Coralina

Cora, doce Coralina

Todas as Vidas

Vive dentro de mim
uma cabocla velha
de mau-olhado,
acocorada ao pé do borralho,
olhando para o fogo.
Benze quebranto.
Bota feitiço…
Ogum. Orixá.
Macumba, terreiro.
Ogã, pai-de-santo…

Vive dentro de mim
a lavadeira do Rio Vermelho.
Seu cheiro gostoso
d’água e sabão.
Rodilha de pano.
Trouxa de roupa,
pedra de anil.
Sua coroa verde de são-caetano.

Vive dentro de mim
a mulher cozinheira.
Pimenta e cebola,
quitute bem feito.
Panela de barro,
taipa de lenha,
cozinha antiga,
toda pretinha,
bem cacheada de picumã.
Pedra pontuda.
Cumbuco de coco.
Pisando alho-sal.

Vive dentro de mim
a mulher do povo.
Bem proletária,
bem linguaruda,
desabusada, sem preconceitos,
de casca grossa,
de chinelinha,
e filharada.

Vive dentro de mim
a mulher roceira.
-Enxerto da terra,
meio casmurra,
trabalhadeira.
Madrugadeira,
analfabeta.,
de pé no chão.
Bem parideira,
bem criadeira,
seus doze filhos,
seus vinte netos.

Vive dentro de mim
a mulher da vida.
Minha irmãzinha…
Tão desprezada,
tão murmurada…
Fingindo alegre seu triste fado.

Todas as vidas dentro de mim:
na minha vida –
a vida mera das obscuras

Tags:

3 Respostas to “Cora Coralina”

  1. calcinha bélica Says:

    A Cora é um doce raro de compota. Tantas mulheres vivem dentro de mim….

  2. Calcinha exocet Says:

    Calcinha romântica, a poesia de Cora Coralina está em sintonia com nosso blog. Adorei!

  3. Alice Says:

    Conheci a casa de Cora, em Goiás Velho, em dois dias na cidade, fui duas vezes à casa… muita emoção, tudo lá, textos, cadeira, chinelos, fogão, cama, roupas… a cidade também é especial, lugar encantador. http://www.casadecoracoralina.com.br/

Deixe uma resposta

