A sutil diferença

by

(por calcinha exocet)

Você conhece alguém incapaz de perceber ironia, aquela pessoa que interpreta tudo literalmente? Um amigo na adolescência, Ricardo, entendia tudo literalmente. Conheci com o tempo outras pessoas que não percebiam a ironia. Recentemente ao pesquisar sobre o assunto achei algumas informações que poderiam ajudar a compreender melhor pessoas com essa e outras dificuldades. Nunca pensei que isso poderia estar relacionado ao cérebro. Em alguns casos, isso pode ser sintoma de algum transtorno mental.

RELÓGIO 2A capacidade de perceber ironias depende de complexas habilidades cognitivas localizadas em partes específicas do cérebro. Lesões nesta área podem levar à incapacidade de notar ironias. Isto foi comprovado por estudos publicados pela Associação Americana de Psicologia.

Mas, além de lesões no cérebro, alguns transtornos de comportamento, como a síndrome de Asperger, prejudicam a percepção das ironias. Segundo o blog “Eu, Autista?”, são sintomas da síndrome de Asperger:

Interpretar as palavras sempre em sentido literal: Aspergers têm dificuldade em identificar o uso de coloquialismos, ironia, gírias, sarcasmo e metáforas.

Ser considerado grosso, rude e ofensivo: propensos a comportamento egocêntrico, Aspergers não captam indiretas e sinais de alerta de que seu comportamento é inadequado à situação social.

Lidar com conflitos: ser incapaz de entender outros pontos de vista pode levar a inflexibilidade e a uma incapacidade de negociar soluções de conflitos. Uma vez que o conflito se resolva, o remorso pode não ser evidente.

Consciência de magoar os outros: uma falta de empatia em geral leva a comportamentos ofensivos ou insensíveis não-intencionais.

Necessidade crítica: Aspergers sentem-se forçosamente compelidos a corrigir erros, mesmo quando são cometidos por pessoas em posição de autoridade, como um professor ou um chefe. Por isto, podem parecer imprudentemente ofensivos.

Buscar informações sempre ajuda-nos a esclarecer alguns comportamentos e também a entender as pessoas de quem gostamos.

Tags: , , , , , , ,

2 Respostas to “A sutil diferença”

  1. luci Says:

    rah! agora posso perdoar umas três ou quatro pessoas que se encaixam perfeitamente nessa descrição, mas que antes eu julgava cinicas, egocêntricas e sem senso de humor. =~

    • calcinhasnarede Says:

      Saber que o comportamento nem sempre depende da vontade da pessoa ajuda a compreendê-la. Mas é claro que isso não nos obriga a aceitar todo tipo de personalidade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: