Masturbação feminina: prazer e saúde

by
Gustav Klint - Mulher sentada

Gustav Klint - Mulher sentada

(por calcinha de cristal)

A masturbação, por incrível que pareça, ainda é tabu para muita gente. Se colocarmos as palavras “masturbação” e “pecado” juntas no Google encontraremos 360.000 referências. Não vi todas, é claro, mas a maioria das primeiras afirma que se trata de um pecado terrível. Também chequei aleatoriamente diversas páginas adiante e, da mesma forma, a maioria afirma tratar-se de um pecado. Mas se acrescentarmos a palavra “feminina”, algo surpreendente acontece. As primeiras referências são afirmações de que não é pecado se masturbar.

Eu imagino que a maioria das pessoas não acha mais que se trata de um pecado. Mas é interessante que muitos médicos e cientistas afirmam que, na verdade, esta prática é muito benéfica para a saúde, tanto do corpo quanto da mente. Encontrei uma página na web (women to women) que é bastante esclarecedora sobre o assunto, e que traz dez boas razões para a gente se masturbar (além, é claro, do prazer em si):

1) Masturbação ajuda a prevenir infecções do colo do útero e ajuda a aliviar as infecções do trato urinário. Embora seja do conhecimento geral que a masturbação regular pode reduzir o risco de câncer de próstata nos homens, os estudos estão mostrando que a masturbação feminina também pode fornecer proteção contra infecções do colo do útero, porque quando as mulheres se masturbam, o orgasmo abre o colo do útero.

Masturbate and Com I - Pj Bruyniks

Masturbate and Com I - Pj Bruyniks

2) Em seu livro “Sexo: Uma História Natural”, Joann Ellison Rodgers descreve como o processo de masturbação estica e puxa o muco no colo do útero, permitindo um aumento da acidez do líquido cervical. Isso aumenta bactérias “amigáveis” e permite uma maior fluidez na passagem do colo do útero na vagina. Quando o  fluido “velho” se move a partir do colo aberto, não só lubrifica a vagina, mas também esvazia organismos hostis que podem causar infecções.

3) Muitas mulheres relatam o desejo de masturbar-se quando sentem que estão com infecções urinárias, e por uma boa razão: masturbação ajuda a aliviar a dor e libera as bactérias antigas do colo do útero. É a maneira do corpo de colocar as bactérias para fora.

4) A masturbação é associado com a saúde cardiovascular e menor risco de diabetes tipo-2. Em uma série de estudos, as mulheres que tiveram orgasmos com maior freqüência e sentem mais satisfação com o sexo – se com um parceiro ou não – mostraram ter maior resistência à doença arterial coronariana (DAC) e diabetes tipo-2.

5) Masturbação pode ajudar a combater a insônia, naturalmente, através da liberação hormonal e da tensão. Muitas mulheres se masturbam como um meio para relaxar após um dia agitado ou para adormecer à noite, mas muitas vezes elas não sabem que há uma razão hormonal envolvida. A dopamina aumenta durante a antecipação de um clímax sexual. Após o clímax, os hormônios calmantes oxitocina e endorfinas são liberados, fazendo-nos sentir um calor agradável que nos ajuda a dormir.

6) O orgasmo aumenta a força do assoalho pélvico. Há muitos benefícios de ter um assoalho pélvico saudável. Durante o orgasmo, o assoalho pélvico recebe um verdadeiro treino. O clitóris se avoluma com os picos de aumento da pressão arterial. Tônus muscular, freqüência cardíaca, respiração aumentam. O útero sobe para fora do assoalho pélvico, aumentando a tensão do músculo pélvico. Isso fortalece toda a região, bem como a sua satisfação sexual.

7) Melhora o nosso humor. Masturbação ajuda a aliviar sentimentos depressivos. Como nós ficamos estimuladas, os níveis hormonais de dopamina e adrenalina sobem em nossos corpos. Ambos os hormônios são impulsionadores do humor. Muitos estudos mostram que mulheres que relatam satisfação com sua vida sexual têm uma melhor qualidade de vida em geral.

8 ) Alivia o stress. Em seu livro “For Yourself”, a terapeuta sexual Lonnie Barbach explica que a masturbação pode ajudar a aliviar o estresse emocional, tendo tempo para nós mesmos, em meio às demandas do lar, família e trabalho.

9) Fortalece nossa relação com nós mesmas. Quando sabemos nutrir-nos de amor nos níveis emocional e físico, ganhamos confiança e crescemos através da auto-consciência. Ser capaz de reconhecer, articular e experimentar o que traz prazer é um passo poderoso em direção a auto-realização.

10) Fortalece a relação sexual com o parceiro. Muitos casais têm diferentes ritmos  e necessidades sexuais. A masturbação é uma forma de satisfazer as necessidades pessoais não atingidas pelo companheiro.  Testemunhar um parceiro masturbar-se pode nos ensinar o que eles gostam. Também pode abrir as linhas de comunicação entre parceiros que de outra forma poderiam supor que a “rotina” ainda está funcionando.

Leia também: Sexo Tântrico: Prazer multiplicado

Kunisada Surimon

Kunisada Surimon

Tags: , , , ,

42 Respostas to “Masturbação feminina: prazer e saúde”

  1. luci Says:

    ok, fiz uma pequena merda e comentei esse post no “entre saia”. nao me pergunte como.

  2. Tamara Says:

    Achei muito interessante tratar de um assunto com tanto tabu ainda. Parabéns para a autora do texto.

  3. CRISTIANE Says:

    FIQUEI SUPER FELIZ AO LER ESTA REPORTAGEM… A MASTURBAÇÃO FEMININA SEMPRE FOI ENCARADA COMO UM GRANDE PECADO E DE FATO UM TABU… NÃO CONHECIA OS BENEFÍCIOS DA PRATICA DA MASTURBAÇÃO, SEMPRE ME SENTI MTO ENVERGONHADA EM TOCAR NESTE ASSUNTO, MAS NÓS MULHERES JÁ SOFREMOS TANTO PRECONCEITO QUE NÃO VEJO PORQUE NEGAR NOSSA PRÓPRIA NATUREZA ASSUMINDO ESTA NECESSIDADE…

    • calcinhacomestivel Says:

      Obrigada pelo comentário. Este é um dos nossos posts mais acessados, o que mostra o interesse das mulheres pelo assunto e a falta de informações ainda existente. É uma pena que o prazer tenha sido tão reprimido, durante tanto tempo. Ainda mais um prazer tão inocente como o prazer de se tocar. E o interessante é que, ao lado deste prazer, estão razões de saúde. beijos.

  4. vanessa Says:

    tenho duvidas sobre a masturbaçao feminina, se e pecado ou nao , porq sou evangelica mas e muito dificil para mim ficar sem me masturbar, pois nao tem coisa melhor doq um bom conhecimento do corpo, e um bom orgasmo mas existe trocas de enrgia ligadas a forças espirituais no orgasmos, intao to ligada au orgasmo espiritual, isso me complica um pouco.
    mas adorei sua reportagem se der pra me responder te agradeço.

  5. luizfabiano Says:

    muito bom bj

  6. Sandro Jr Says:

    Olá! Tudo joia? Olha eu tenho uma irma de 12 anos e eu acho que ela se masturba toda noite no quarto dela, poois eu escuto uns gemidinho que vem la do quarto dela. Ela pode perder a virgindade se masturbando? Ela pode pegar alguma infeccção? Em geral, qual a idade que as meninas começam a masturbar????

    • calcinhacomestivel Says:

      Querido Sandro,
      Não sou nenhuma especialista, mas não se preocupe com a sua irmã, nada de mal acontecerá a ela se ela estiver mesmo fazendo o que vc disse. Mas não deixe de respeitar a privacidade dela.
      Não há idade para começar a se masturbar, tanto para meninos quanto para meninas.
      Obrigada pela visita e parabéns por buscar informações. Só não se esqueça de ser crítico com o que lê na internet, pois há muita informação falsa.
      abs

  7. Mari Says:

    Muito interessante esta matéria. Até hoje as pessoas não falam abertamente disso, ainda é um TABU sim.
    Uma matéria informativa dessas, onde cita todos os benefícios da pratica(Normal de todos) é um grande aliado a quebrar certos pré-conceitos das pessoas leigas e nao leigas.

    • calcinhacomestivel Says:

      Mari,
      Nós todas ficamos muito felizes por ver que estamos ajudando a divulgar informações corretas para as pessoas sentirem prazer com o próprio corpo. Este post é um grande sucesso! Obrigada pela visita e pelo comentário.

  8. Anoniimo Says:

    Gente adorei o sitee hoje em dia é tão dificil tocar nesse assunto,ate hoje as pessoas não falam abertamente sobre o assunto,ainda é um tabu sim.Tenho uma amiga que ela se masturba toda a noite com filmes pornôs, e eu uma vez fui na casa dela e vi,a irmã dela va no sex shop compra utensilios para transar com o namorado e numa dessas ela comprou um pênis de borracha aqueles que são estilo uma calcinha,entao,a irmã dela(minha amiga)pegou esse pênis e começou a se basturbar o dia que dormi na casa dela e eu e ela transamos juntas ela vestiu o pênis e eu também.foi muito bom a algum problema nisso?acho que não,ou sim?

  9. dan Says:

    minha mulher se masturba toda noite o que me intriga é que é a noite toda até 6 da manhã ..é normal?

    • calcinhacomestivel Says:

      Não deve ser comum. Mas só me preocupa ela não dormir. Ou ela se masturba dormindo? Se for este o caso, os sonhos devem ser bem gostosos.

  10. karem Says:

    Ola preciso d ajuda…me masturbava sempre e agora nao sinto prazer quando faco sexo com meu namorado…como posso faco pra tar como antes…me ajude ……

    • calcinhacomestivel Says:

      Não sou especialista, mas sei que o sexo com seu namorado não foi prejudicado pela masturbação. O prazer está no corpo e na mente. Converse com seu namorado para explorar novas áreas do corpo e novos tipos de carícia. Isto não tem nenhuma regra, vale tudo desde que seja consentido. Você está no caminho certo ao buscar informações. Continue esta busca e boa sorte, com muito prazer!

  11. naiana Says:

    adoro me masturbar e um prazer delicioso e uma previa para me satisfazer e satisfazer o meu amado.

  12. Francielio Says:

    Mastubação, ajuda no crescimento do penis?

  13. paula Says:

    ola! eu me mastubo des do 12 anos quando era virgem, mais quando conhecie um cara ele foi tira minha virgindade e nao saiu sangue e nao doeu, so tava muito apertado, sera que perdie minha virgindade se masturbando?

  14. Victor Says:

    Oi,
    Adorei a pulicação..excelente conteúdo.
    Me pergunto se a masturbação tem que ser necessariamente um ato solitário..pois descobri que minha namorada se masturba, é a intimidade dela..e gostaria mto de dividir esta intimidade, bem como a minha..é possivel? Ela se sente envorganhada e arrependida por ter me contado isso, como deixá-la a vontade?

    Grato.

    • calcinhacomestivel Says:

      Não sou especialista em sexologia, o texto é uma tradução. Mas minha opinião é que a masturbação não precisa ser solitária, pode ser parte da prática do casal. Quanto à deixá-la à vontade, isso é aos poucos. Mas de vez em quando fale sobre isso com ela, sem pressão. A intimidade é um processo. Você mostrou pra ela o nosso texto?

    • PAULA Says:

      QUANDO VCS FOR FAZER AMOR,VEJA COMO ELA SE SENTE,SE ELA TA SENTINDO BEM PERGUNTA A ELA COMO QUER Q VC FAÇA ,E FICA ACARICIANDO ELA ,´POIS ELA VAI SE SENTI NAS NUVEM

  15. Sandra Ramon Says:

    Adoro a masturbação…adoro usar brinquedinhos…a-do-ro Anal… mas perdi a vontade de transar com homens, nas fantasias imajino estar com mulheres, amigas do trabalho, primas e ate minha irmã. tenho 36 anos devo experimentar transar com uma mulher?

    • calcinhasnarede Says:

      A calcinha romântica já teve essa experiência, mas hoje ela tem interesse somente em homens. Pena que ela não está mais no blog para contar sua experiência.

  16. Mineirinho Says:

    Masturbaçao e sim um pecado contra os mandamentos de Jesus,apesar de ser uma necessidade,pq ela envolve a luxuria,e vc tenta atraves dela sentir o prazer q devia ser reservado apenas para o casamento..pensem nisso,amem a Jesus primeiro antes dos seus prazeres

    • calcinhacomestivel Says:

      Onde está escrito, Mineirinho, no novo testamento, que masturbação é pecado? De qualquer jeito, obrigado pela visita e pelo interesse no tema da masturbação feminina.

  17. TRK Says:

    Esses religiosos…
    Será que eles não conseguem ler a bíblia direito (ou entender o que leram)? Será que só eu tenho esta capacidade?

    Por que na biblia tem escrito que “Deus criou tudo o que existe… Deus criou o homen a sua imagem e semelhança… Adão e Eva estavam inicialmente nús e após comerem o fruto da sabedoria que começarão a se sentir envergonhados e Deus que lhes fez roupas para que pudessem se cobrir… Deus criou o acto para que seus filhos possam se reproduzir e satisfazer seu espirito…” os padres e pastores dizem que foi o capeta que criou o sexo, e que o sexo serve somente para a reprodução e não para se ter prazer? (acho que eles estão “meio vezgos” rsrsrs).

    E porque Deus nos deu o prazer no sexo se ele (como dizem os padres) só serve para a reprodução? E porque ele só nos traz tantos beneficios e nenhum único maleficio?

    Porque na biblia tem escrito que é para o casal só DEIXAR de praticar o acto se for de comum acordo (quando nenhum quizer tranzar, ou melhor, quando preferirem não tranzar por motivos de saúde ou emocional de algum deles)?

    Porque quando eu fiz estas perguntas a alguns padres eles me deram as seguintes respostas?

    “Não sei exatamente, pergunta direto para Deus ou para quem escreveu a bíblia”.

    “Pergunta para o Papa, ele quem dita as “leis” da igreja, ele pode te dizer o que realmente é pecado e o que não é, eu apenas digo o que minhas autoridades me mandam dizer, muita coisa não concordo, mas tenho que obedecer as regras de minha igreja”.

    “respondem o que não perguntei e não respondem o que perguntei”

    “mudam de assunto”

    “dizem que precisam ir para casa ou para outra igreja (após o termino da missa)”.

    Se existir alguém que possa me responder a estas perguntas sem “mal gosto” ficarei muito agradecido e em paz com minhas duvidas e minha sexualidade.

    De: T.R.K.
    RS/Camaquã
    Tenho 18 anos.
    Me masturbo todos os dias (como 100% dos amigos homens que conheço), pois não tenho uma parceira para compartilhar o prazer, então tenho que fazer tudo sózinho pra “aliviar”.
    Gosto muito de estudar e fazer perguntas que aparentemente não teem respostas.

  18. TRK Says:

    Adorei o site.
    Vou distribuir o link.

    Masturbe-se, fassa sexo, divirta-se, seja feliz, viva,pois a vida foi feita para ser vivida, melhor ainda será se vc viver feliz, fassa o que vc gosta (desde que não prejudique ninguém, nem vc mesmo).
    Se masturbar só faz bem a saude.
    Livre-se dos preconceitos, machismo, inveja, raiva e mentira para que sua vida e de quem vc gosta ou ama será muuuuuuiiiito melhor (experiencia própria).

    Abraços a todos…

  19. sheila Says:

    GOSTEI MUITO DE TUDO QUE LI ,VCS ESTÃO DE PARABENS NOS MULHERES TEMOS TANTAS PERGUNTAS VCS ME RESPONDERAM COM CLAREZA O O QUE EU QUERIA SABER BJS.

    • Pri Says:

      Antes eu achava que era pecado.

      Mas depois de anos avaliando, pesquisando e pensando, se a pessoa acredita que é pecado, no meu caso foi o seguinte:

      Situação: quando criança era muito reprimida .. E diversas vezes, tocada por velhos safados que me induziam com um famoso : vamos ali na padaria comprar um sorvete de carro, eu deixo vc dirigir … *babacas* (isso acontece atualmente )

      E anos após isso, sem saber que era um trauma infantil, me apeguei em religião, que por seus lideres, nos colocam as crenças que eles quiserem. *fornicacao é pecado, se tocar é pecado, ou só o fato de pensar nisso ou naquilo é pecado…

      Hj, depois de muita terapia estou melhor, e de aprender com essa matéria e saber os benefícios, me sinto melhor… Afinal, corpo e mente formam um sistema único…

  20. abadhya Says:

    pecado ou nao , acho que nao tem nada a ver , depende do ponto de vista de cada um..
    bjs#

  21. Luli Says:

    Adoro me tocar devagar quase parando, comecei a me masturbar pro meu marido nao ouvir e descobrir que esta técnica é incrivel,eu cheguei aonde nunca tinha ido,foi como se minha vagina me engolice meu dedo,para começar abra bem a perna e fique de bruço e com a ponta do dedo ache o clitoris ( parece uma bolinha) e com a ponta do dedo úmida passe quase parando sobre o clitoris e tenha muita paciência ate que sente que tudo se abriu e a textura muda ,E fica melhor quando uma mão veem por cima do clitoris e outra por baixo e com movimentos voce chega ao orgasmo que nunca cheguei antes

  22. Line Says:

    Eu me masturbo todo dia. Antes, me sentia suja, por ser virgem e ficar me tocando dessa forma. Agora, ainda fico envergonhada (aliás, para nós, as virgens, tudo que diz respeito ao sexo é novo e envolve ansiedade e culpa), mas focalizo meu objetivo que é o autoconhecimento. Quero conhecer a mim, antes de me apresentar ao outro. Quero explorar o meu corpo, para que algum dia, mostre a um bom homem o que já explorei.

  23. Alexsandra. Says:

    Gostei muitooooooooooooooo

  24. Elionai Says:

    Gostei

  25. Carlyana Says:

    Gostei

  26. Eunice Says:

    Será k,n não há efeitos colaterais? Vi num blog que reduz a vontade a sexual!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: