Depressão: frescura ou realidade?

by

(por calcinha florida)

A depressão é caracterizada na medicina  por ser uma doença que afeta o estado de humor  da pessoa, deixando-a com predomínio anormal de tristeza. Todas as pessoas, homens e mulheres de qualquer faixa etária podem ser atingidas, porém, as mulheres são duas vezes mais que os homens.

Entretanto, caros leitores, essa definição por si só é muito superficial, sou portadora deste mal e como uma servidora da saúde, apaixonada por psicofarmacologia, digo isso, mas sem definir nada.

Tentarei neste texto, de forma simples, até porque a doença não me permite escrever textos muito elaborados…

Imagine acordar e, aos poucos, ou, às vezes, subitamente perder o desejo. Você poderia me questionar, desejo de quê? Eu diria: não tenho desejos. Não é só uma tristeza constante sem motivo aparente, é uma ausência de si mesma. É como a morte! Na verdade, é uma morte, só que o corpo insiste em respirar. Em um primeiro momento, queremos nos convencer de que aquilo não passa de um dia ruim, um mal humor passageiro, uma TPM. O problema é que a sensação não passa… já não dá pra disfarçar. Então pensamos que o problema é o companheiro que não te dá mais tesão, ou o trabalho, ou a família. Enfim, buscamos diversas razões para toda aquela sensação gélida que não te deixa parar de chorar copiosamente.

Um dia uma amiga me disse que era depressão e marcou uma consulta com um psiquiatra. Que alívio, alguém que me entendia. Tomei os medicamentos, consegui dormir e voltei para o mundo real. Mas a depressão é traiçoeira, me pegou de novo e, mais uma vez, achava que era frescura. Aliás, na verdade, as pessoas mais importantes da minha vida diziam isso. Minha mãe dizia que eu estava gorda por causa dos remédios e que os médicos não sabiam de nada, que depressão era falta de fé, falta de Deus. E com essa linha de raciocínio eu quase morri! Ao contrário do que dizia minha mãe, Deus sabia da cruz que eu carregava. Não dava mais para negar a dor forte no peito, noites e noites sem dormir, mania de perseguição, visão distorcida da realidade, entre muitas outras dores.

Voltei a me consultar com mais quatro psiquiatras e muitas tentativas de medicações frustradas. Não pense que qualquer antidepressivo irá resolver seu problema… Achar um medicamento correto para cada indivíduo é uma saga. Entre essas tentativas que já duram dois anos, após cinco noites sem dormir, tive uma conversa muito séria com Nossa Senhora: ” Mãe, tu sabes o quanto sofro e sabes também que Deus só dá a cruz quando podemos carregar. Mãe, tu sabes que não consigo. Mãe, eu desisto. Quando me encontrares, não deixem me levar ao vale dos suicidas, defenda-me”. Tomei uma caixa de tranqüilizantes e me despedi de quem amava, com a certeza no coração de que no outro dia estaria em outro lugar, sem aquela dor que me deixou na cama inválida e também que minha família ficaria muito feliz, pois eu era um grande fardo. Enrolei meu terço na mão e dormi com a sua imagem para que ela pudesse me levar a um lugar sem dor.

Surpresa! Acordei no outro dia, que raiva! Mas os sintomas eram evidentes e fui levada ao hospital, lá encontrei pessoas sensíveis e insensíveis, achando que eu queria chamar atenção. Na verdade, queria fazer tudo de uma maneira bem discreta, morrer dormindo. Não vou negar que essa idéia é muito atraente até os dias de hoje. Enfim, depois de quase um ano de terapia e diversas tentativas medicamentosas a dor física passou. Sim, doía muito fisicamente. Às vezes, ainda dói. Mas hoje sei que a dor é real e tenho ferramentas para diminuí-la ou cessá-la. Bem, ao final disso tudo, aprendi que não fui fresca, mas muito forte e que o medicamento, a terapia, o exercício físico, até os óleos de lavanda e, sobretudo, Deus, são grandes ferramentas para essa guerra. Não subestime sua dor, muito menos a dor alheia, a depressão é real e perigosa. Por isso seja forte e corajosa, enfrente essa doença de frente e não abaixe sua cabeça, pois se você ainda não venceu a guerra é porque ela ainda não acabou.

Tags: , , , ,

6 Respostas to “Depressão: frescura ou realidade?”

  1. calcinhacomestivel Says:

    Depressão é uma doença traiçoeira porque afeta a própria vontade de se curar. É como uma infecção que atinge o próprio sistema imunológico. Fiquei muito abalada com o texto, identifiquei-me com o sofrimento. O tamanho da dor só conhece quem a está sentindo. Muita força pra você Florida, estou torcendo muito para você se livrar de vez desta doença. Mas acredito que você está no caminho certo. Também acho que é bom você botar para fora seu sofrimento e este blog, ou um que vc crie especialmente para isso, anonimamente ou não, pode servir para isso.

  2. calcinha exocet Says:

    Oi, Calcinha Comestível! Também me entristece essa história porque ela é minha amiga e sinto-me impotente. Colocar a dor para fora pode ajudá-la e esse blog a acolhe em todos os sentidos. Já a convidei há um tempo atrás para escrever e somente agora ela conseguiu expressar sua dor. Acredito que a Calcinha Florida conseguirá sair dessa. Beijos!

  3. FGZ Says:

    Excelente texto. Descrição muito boa, com detalhes na medida. Acredito que pode inclusive ajudar outras pessoas. Parabéns!

  4. rosineide Says:

    oi nossa muito triste esse texto mais a minha vida tambem nao e diferente
    acho que as pessoas tem sido muito preconceitosa com oas pessoas com
    depressao so deus e a pessoa sabe o que ta pasando nao e facil e parece que todos ao nosso redo some so deus pra nos socorre espero que o povo desperte e ajude e tenha amor ao proximo grande abraço

    • calcinhasnarede Says:

      Olá, Rosineide! A moça que escreveu esse texto, felizmente está bem. No começo desse ano conversamos e ela está realmente curtindo a vida.
      Estamos muito felizes por ela! Beijos das Calcinhas!

Deixe uma resposta

